domingo, 22 de janeiro de 2012

Desprezando as asas que você me deu...

Li um livro maravilhoso que me abriu a mente para muitas coisas, apontou erros que eu cometia e simplesmente achava normal e não levava em consideração o peso que eles tinham na minha vida e o quanto isso poderia me afetar. Apresento à vocês e divido um pouco dos meus pensamentos e lições que tirei dele; O Retorno do Jovem Príncipe.
Para muitos pode ser um livro infanto/juvenil, mas para mim é muito além disso, é uma espécie de manual para se encontrar o caminho da felicidade sabendo lidar com as coisas simples da vida, assim como uma criança. Uma das frases mais interessantes do livro fala sobre algo que nós conhecemos de perto, mas poucos admitimos e menos ainda deixamos de lado.
"As lembranças agradáveis e as experiências gratificantes podem reconfortar você em momentos de solidão e dificuldade. O que você deve evitar é se apegar a esse passado seguro e se prender a ele, negando a si mesmo a experiência do presente. O passado é certo, porque está encerrado, morto. Mesmo assim, existem aqueles que preferem a calma e a segurança da morte às incertezas da vida, com suas possibilidades alternadas de sofrimento e alegria."
É muito bom olhar para trás e ver tudo aquilo que passou, os momentos de alegria, as conquistas, o modo de vida, as pessoas que estavam com você, o antigo emprego, a época de escola, o mundo... Tudo isso é muito gratificante de ser lembrado, ainda mais porque podemos selecionar aquilo em que focar o pensamento, manter algo bem específico ainda vivo. Mas até que ponto isso é algo saudável para você?
Recordações fazem parte da nossa realidade, mas se prender a elas sem dar chances ao presente é um enorme erro, cometido por muitos e foi durante muito tempo cometido por mim também. A vida é feita de altos e baixos, você dá um passo para frente e dois para trás, você tenta se manter firme na tragetória mas às vezes a incerteza do próximo passo assusta. Existem aqueles dias que correm como se a vida fosse plenamente perfeita, mas derepente você acorda no dia seguinte e percebe que tudo mudou rápido demais, e o pior é saber que as coisas não estão tão boas como antes, mas você deve seguir, esse é o curso natural das coisas.
Se apegar a um passado fortemente estruturado em sua mente não te fará tão bom quanto fora outrora nem tão feliz, ao contrário, isso pode te deixar completamente isolado em seu próprio mundo que não conseguirá mais se aproximar da realidade, das pessoas e do seu futuro. Recebemos um dom gratuito que é o de viver e por diversas vezes deixamos isso de lado para nos mantermos em uma zona de conforto, sem sofrimento mas também sem alegrias.
A vida pode ser inconstante, pode ser amarga, pode ser difícil, mas também pode te reservar surpresas maravilhosas das quais o seu passado não te proporcionará mais. A satisfação de ter um sonho realizado vale infinitamente mais do que uma lembrança de um sonho que realizou. Viver é mais intenso do que sobreviver, e saber conduzir as situações da vida leva tempo, esforço, sabedoria e atenção... Manter os olhos fixos no alvo pode ser difícil nos dias nublados e chuvosos, mas sempre terá uma luz para te guiar. O passado não volta, então saiba escrever uma história melhor a cada dia, se orgulhe dos novos caminhos traçados, guarde com carinho aquilo que já teve e viveu, mas siga em frente.
Você merece a felicidade, e assim como em uma corrida, ela se encontra na linha de chegada e não na largada que ficou para trás.
Por um instante despreze as asas do passado e aceite a longa caminhada do presente e futuro...

Cíntia Faria

Um comentário:

  1. Minha menina, me orgulho quando qualquer pessoas entende nas palavras simples de um livro "infantil", são livros que vão lhe trazer algo novo todas as vezes que ler, parabéns por essa visão, alias parabéns por trabalhar tão bem com assuntos tão diversos,isso mostra uma pessoas de amplitude nos conhecimentos.

    Continue assim e evolua a cada post....

    Idéia: poste algo sobre música, tenho certeza que tem um conhecimento amplo do assunto.

    ResponderExcluir