quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Música... Teatro... Mágia... O Teatro Mágico!

" O teatro mágico é o teatro do nosso interior, a história que contamos todos os dias e ainda não nos demos conta... As escolhas que fazemos em busca dos melhores atos, dos melhores sabores, das melhores melodias e dos melhores personagens que nos compõem, as peças que encenamos e aquelas que nos encerram... Nosso roteiro imaginário é a maneira improvisada de viver a vida, de sobreviver o dia, de ressaltar os tombos e relançar as idéias, o teatro nosso de cada dia! "

É com essa frase da citação Entrada para Raros que apresento a quem não conhece O Teatro Mágico!
Fui apresentada à essa CIA de teatro e música a alguns anos atrás por um amigo, e foi a melhor coisa que já ouvi na vida. Letras encantadoras, sacadas que te fazem pensar, violão e vozes em perfeita harmonia,  isso sim é música e arte!
Há quem desistiu de apreciar a música brasileira, já que boa parte de nossos bons cantores e bandas estão apagados, podemos assim dizer, por músicas sem conteúdo e ritmos desconhecidos. Mas ainda assim, existem aqueles que defendem nossa música, afinal só ela traduz aqueles momentos em que nem você sabe explicar, só ela relata aquela paixão, a decepção, a tristeza, a alegria...
Precisamos aprender a valorizar mais o que temos em nosso país, sabendo separar o bom do ruim, temos que saber tirar coisas boas daquilo que vemos e principalmente ouvimos. Muitos valorizam a industria internacional, que é boa, mas não tão boa quanto a nossa, o único problema é que insistimos em dar ênfase as coisas fúteis ou sem conteúdo àquelas que realmente mostram quem somos e o porque viemos.
Tenho orgulho de dizer que Cássia Eller era minha musa inspiradora, assim como Renato Russo e Raul Seixas, ainda hoje temos ótimos cantores que se revelaram, uma delas é Maria Gadu, temos também a veterana Ana Carolina e Zélia Duncan. Você pode me dizer que isso é MPB e não agrada a todos, eu particularmente acho o som da periferia às vezes pesado demais por mais que relate a realidade, mas sou apaixonada pelo som do Marcelo D2 que relata os mesmos problemas mas ele sabe usar aquilo de forma positiva e não para se lamentar, são histórias de vida também. Para quem gosta de rock temos Capital Inicial e Titãs que estão cada vez mais políticos em suas letras, temos a Pitty que é sensacional, temos Paralamas do Sucesso que sempre será um sucesso... Enfim, o Brasil tem do que se orgulhar, tem o que mostrar para o mundo, mas é pouco valorizado.
Voltando ao Teatro Mágico, poucos conhecem, poucos sabem como eles começaram, poucos sabem que é uma CIA de circo e música, poucos sabem que tudo começou no independente vendendo CD por 5 reais nos shows e no blog e que faziam show de graça em locais públicos apenas em troca de alimentos não perecíveis. Depois de passarem anos assim, hoje são reconhecidos e é um dos shows mais apreciados no Brasil, já fazem shows em espaços respeitáveis, o último em São Paulo foi no Citi Bank Hall, os ingressos estão com valores consideráveis e isso prova que eles são bons e estão evoluindo a cada dia.
Eles mostram em suas canções assuntos do nosso cotidiano, falam sobre política, e sobre amor de uma forma única e poética. A primeira música que eu ouvi me adimirou com a mistura do cômico e do ético, ela se chama Zaluzejo, essa música foi uma espécie de homenagem que a trupe fez a sua "camareira" que fala errado, mas tem as melhores das intensões. Há uma frase que nos coloca a pensar muito sobre aqueles que tratam com desprezo os de vocabulário limitado ou de menos conhecimento:
" Quando alguém te disser: tá errado ou errada, que não vai S na cebola, que não vai S em feliz. Que o X pode ter som de Z e o CH pode ter som de X, ACREDITO QUE ERRADO É AQUELE QUE FALA CORRETO E NÃO VIVE O QUE DIZ. "
Peço a vocês que reservem um instante para ouvirem algumas músicas da CIA, vale a pena e posso até sugerir algumas como: Menina, Cuida de Mim, O Anjo Mais Velho, Zaluzejo, A Pedra Mais Alta, Realejo, O Tudo é Uma Coisa Só, Nosso Pequeno Castelo, Ana e o Mar, Brilha Onde Estiver, Quermesse, Sina NossaSonho de Uma Flauta, Fiz Uma Canção pra Ela, Folia no Quarto e Você me Bagunça.
Agora deixo para vocês o vídeo de uma música que sou apaixonada (Você me Bagunça) e que diz muito sobre o momento em que vivo. Espero que gostem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário