quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Música... Teatro... Mágia... O Teatro Mágico!

" O teatro mágico é o teatro do nosso interior, a história que contamos todos os dias e ainda não nos demos conta... As escolhas que fazemos em busca dos melhores atos, dos melhores sabores, das melhores melodias e dos melhores personagens que nos compõem, as peças que encenamos e aquelas que nos encerram... Nosso roteiro imaginário é a maneira improvisada de viver a vida, de sobreviver o dia, de ressaltar os tombos e relançar as idéias, o teatro nosso de cada dia! "

É com essa frase da citação Entrada para Raros que apresento a quem não conhece O Teatro Mágico!
Fui apresentada à essa CIA de teatro e música a alguns anos atrás por um amigo, e foi a melhor coisa que já ouvi na vida. Letras encantadoras, sacadas que te fazem pensar, violão e vozes em perfeita harmonia,  isso sim é música e arte!
Há quem desistiu de apreciar a música brasileira, já que boa parte de nossos bons cantores e bandas estão apagados, podemos assim dizer, por músicas sem conteúdo e ritmos desconhecidos. Mas ainda assim, existem aqueles que defendem nossa música, afinal só ela traduz aqueles momentos em que nem você sabe explicar, só ela relata aquela paixão, a decepção, a tristeza, a alegria...
Precisamos aprender a valorizar mais o que temos em nosso país, sabendo separar o bom do ruim, temos que saber tirar coisas boas daquilo que vemos e principalmente ouvimos. Muitos valorizam a industria internacional, que é boa, mas não tão boa quanto a nossa, o único problema é que insistimos em dar ênfase as coisas fúteis ou sem conteúdo àquelas que realmente mostram quem somos e o porque viemos.
Tenho orgulho de dizer que Cássia Eller era minha musa inspiradora, assim como Renato Russo e Raul Seixas, ainda hoje temos ótimos cantores que se revelaram, uma delas é Maria Gadu, temos também a veterana Ana Carolina e Zélia Duncan. Você pode me dizer que isso é MPB e não agrada a todos, eu particularmente acho o som da periferia às vezes pesado demais por mais que relate a realidade, mas sou apaixonada pelo som do Marcelo D2 que relata os mesmos problemas mas ele sabe usar aquilo de forma positiva e não para se lamentar, são histórias de vida também. Para quem gosta de rock temos Capital Inicial e Titãs que estão cada vez mais políticos em suas letras, temos a Pitty que é sensacional, temos Paralamas do Sucesso que sempre será um sucesso... Enfim, o Brasil tem do que se orgulhar, tem o que mostrar para o mundo, mas é pouco valorizado.
Voltando ao Teatro Mágico, poucos conhecem, poucos sabem como eles começaram, poucos sabem que é uma CIA de circo e música, poucos sabem que tudo começou no independente vendendo CD por 5 reais nos shows e no blog e que faziam show de graça em locais públicos apenas em troca de alimentos não perecíveis. Depois de passarem anos assim, hoje são reconhecidos e é um dos shows mais apreciados no Brasil, já fazem shows em espaços respeitáveis, o último em São Paulo foi no Citi Bank Hall, os ingressos estão com valores consideráveis e isso prova que eles são bons e estão evoluindo a cada dia.
Eles mostram em suas canções assuntos do nosso cotidiano, falam sobre política, e sobre amor de uma forma única e poética. A primeira música que eu ouvi me adimirou com a mistura do cômico e do ético, ela se chama Zaluzejo, essa música foi uma espécie de homenagem que a trupe fez a sua "camareira" que fala errado, mas tem as melhores das intensões. Há uma frase que nos coloca a pensar muito sobre aqueles que tratam com desprezo os de vocabulário limitado ou de menos conhecimento:
" Quando alguém te disser: tá errado ou errada, que não vai S na cebola, que não vai S em feliz. Que o X pode ter som de Z e o CH pode ter som de X, ACREDITO QUE ERRADO É AQUELE QUE FALA CORRETO E NÃO VIVE O QUE DIZ. "
Peço a vocês que reservem um instante para ouvirem algumas músicas da CIA, vale a pena e posso até sugerir algumas como: Menina, Cuida de Mim, O Anjo Mais Velho, Zaluzejo, A Pedra Mais Alta, Realejo, O Tudo é Uma Coisa Só, Nosso Pequeno Castelo, Ana e o Mar, Brilha Onde Estiver, Quermesse, Sina NossaSonho de Uma Flauta, Fiz Uma Canção pra Ela, Folia no Quarto e Você me Bagunça.
Agora deixo para vocês o vídeo de uma música que sou apaixonada (Você me Bagunça) e que diz muito sobre o momento em que vivo. Espero que gostem!

domingo, 22 de janeiro de 2012

Desprezando as asas que você me deu...

Li um livro maravilhoso que me abriu a mente para muitas coisas, apontou erros que eu cometia e simplesmente achava normal e não levava em consideração o peso que eles tinham na minha vida e o quanto isso poderia me afetar. Apresento à vocês e divido um pouco dos meus pensamentos e lições que tirei dele; O Retorno do Jovem Príncipe.
Para muitos pode ser um livro infanto/juvenil, mas para mim é muito além disso, é uma espécie de manual para se encontrar o caminho da felicidade sabendo lidar com as coisas simples da vida, assim como uma criança. Uma das frases mais interessantes do livro fala sobre algo que nós conhecemos de perto, mas poucos admitimos e menos ainda deixamos de lado.
"As lembranças agradáveis e as experiências gratificantes podem reconfortar você em momentos de solidão e dificuldade. O que você deve evitar é se apegar a esse passado seguro e se prender a ele, negando a si mesmo a experiência do presente. O passado é certo, porque está encerrado, morto. Mesmo assim, existem aqueles que preferem a calma e a segurança da morte às incertezas da vida, com suas possibilidades alternadas de sofrimento e alegria."
É muito bom olhar para trás e ver tudo aquilo que passou, os momentos de alegria, as conquistas, o modo de vida, as pessoas que estavam com você, o antigo emprego, a época de escola, o mundo... Tudo isso é muito gratificante de ser lembrado, ainda mais porque podemos selecionar aquilo em que focar o pensamento, manter algo bem específico ainda vivo. Mas até que ponto isso é algo saudável para você?
Recordações fazem parte da nossa realidade, mas se prender a elas sem dar chances ao presente é um enorme erro, cometido por muitos e foi durante muito tempo cometido por mim também. A vida é feita de altos e baixos, você dá um passo para frente e dois para trás, você tenta se manter firme na tragetória mas às vezes a incerteza do próximo passo assusta. Existem aqueles dias que correm como se a vida fosse plenamente perfeita, mas derepente você acorda no dia seguinte e percebe que tudo mudou rápido demais, e o pior é saber que as coisas não estão tão boas como antes, mas você deve seguir, esse é o curso natural das coisas.
Se apegar a um passado fortemente estruturado em sua mente não te fará tão bom quanto fora outrora nem tão feliz, ao contrário, isso pode te deixar completamente isolado em seu próprio mundo que não conseguirá mais se aproximar da realidade, das pessoas e do seu futuro. Recebemos um dom gratuito que é o de viver e por diversas vezes deixamos isso de lado para nos mantermos em uma zona de conforto, sem sofrimento mas também sem alegrias.
A vida pode ser inconstante, pode ser amarga, pode ser difícil, mas também pode te reservar surpresas maravilhosas das quais o seu passado não te proporcionará mais. A satisfação de ter um sonho realizado vale infinitamente mais do que uma lembrança de um sonho que realizou. Viver é mais intenso do que sobreviver, e saber conduzir as situações da vida leva tempo, esforço, sabedoria e atenção... Manter os olhos fixos no alvo pode ser difícil nos dias nublados e chuvosos, mas sempre terá uma luz para te guiar. O passado não volta, então saiba escrever uma história melhor a cada dia, se orgulhe dos novos caminhos traçados, guarde com carinho aquilo que já teve e viveu, mas siga em frente.
Você merece a felicidade, e assim como em uma corrida, ela se encontra na linha de chegada e não na largada que ficou para trás.
Por um instante despreze as asas do passado e aceite a longa caminhada do presente e futuro...

Cíntia Faria

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Tempo!

"Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu."
(Eclesiastes 3)
Ontem foi uma daquelas noites de insônia que me fizeram pensar muito sobre muita coisa. Nas primeiras horas a minha maior aflição era justamente o tema desse post, o tempo. Sofro de um mau que muitos conhecem de perto, a ansiedade, e me "ajudou" a ter uma longa reflexão.
Muitas coisas não saíram no tempo em que eu planejei, fiquei chateada, chorei, tentei fazer outras coisas que também não deram muito certo e isso virou um acumulo de frustrações que acabaram por me derrubar durante algumas semanas. O que me chama atenção é o quanto somos escravos do tempo, o quanto nos prendemos a isso e não ao projeto em si, o quanto saber que falta muito para alcançarmos algo nos abate e nos desanima. Como todo ser humano, entendo que isso é uma falha "normal" e aceitável, mas dependendo desse grau de ansiedade isso pode se tornar prejudicial, como foi para mim ontem a noite.
Certas coisas fogem do nosso controle e não há o que ser feito, podemos correr de um lado para o outro, tentarmos adiantar de todas as formas, esgotarmos todas as nossas alternativas, mas se não for o tempo certo daquilo acontecer, esquece! Achamos que somos donos da verdade, da vida e do tempo, e deixamos DEUS  de lado. Sei que alguns não acreditam que exista alguém acima de todos nós, alguém que controle tudo, alguém que de fato tenha poder, mas não posso te falar de coisas que nunca vivi, então se falo de Deus é porque tenho motivos de sobra para acreditar Nele.
Sou do tipo que gosta de planejar tudo, e pude ver muitas vezes que certas coisas não davam certo na hora em que eu queria e isso me chateava muito, mas não demorava muito e sempre acontecia outra coisa, boa ou ruim, que me mostrava que foi melhor assim. Não falo isso como desculpa para os meus sonhos quebrados, falo isso como uma espécie de "providência divina", acredito que há alguém acima de todas as coisas, Aquele que controla tudo e sabe o melhor para as nossas vida, acredito em um ser que eu me ajoelho e volto os meus pensamentos à Ele e Ele me dá sabedoria para escolher o melhor, acredito em um ser que me livra da aparência do mau e me guia por caminhos tranquilos. A partir do momento que aprendi que os meus planos não dependiam somente das minhas forças passei a ver as coisas de uma forma diferente e elas acabaram acontecendo de forma diferente também. Quando você reconhece que sem Deus, ou sem fé você não consegue ir adiante, tudo muda e uma nova história é traçada.
Você pode agora me fazer a pergunta sobre os "ateus bem sucedidos", a bíblia é clara em dizer para não invejarmos o caminho próspero do ímpio, pois é um caminho de perdição. Diz para mim, quantas pessoas conhecemos que possuem dinheiro e estão se deteriorando com doenças que seu dinheiro não consegue curar e estão sem esperança? Deve ser difícil nesse momento se ver com tudo e ao mesmo tempo sem nada, pois a quem você pode recorrer a noite enquanto todos dormem e você está sozinho e sem forças?
"A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não sem vêem."
Mais uma vez ressalto, lute pelos seus objetivos, entregue nas mãos de quem sabe o que é melhor para você, aguarde o tempo necessário e mantenha a fé. Escrevo isso pois quando estava triste com as circunstâncias da vida, foram essas palavras que vieram em minha mente e me deram forças para seguir. Pode ser mera coincidência para alguns, mas para mim é um recado de quem me ama e quer que eu alcance todos os meus sonhos, mas eu preciso aprender que o tempo não sou eu quem dito, preciso aprender a confiar e principalmente a ter mais fé.

Cíntia Faria

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Não espere...FAÇA!

É impressionante como a vida gosta de nos mostrar o quanto sabemos pouco, o quanto procurar respostas para certas coisas é simplesmente inutil e o quanto é importante viver um dia por vez ao invés de programar os seguintes.
Durante muito tempo me preocupei em fazer planos, traçar metas e sonhar com um futuro, e sabe o que aconteceu?! Boa parte foi por água a baixo, pois como eu poderia tentar administrar o futuro se nem estava vivendo aquilo que estava na minha frente?
Não digo que fazer planos e sonhar é errado, mas saiba fazer isso sem tirar os pés do chão, sem se esquecer que a vida está passando e para que os seus planos futuros deem certo é necessário viver o presente.
A vida não é da forma que esperamos, e pode soar até clichê o que vou dizer, mas ela pode sim ser muito melhor, e é claro que isso depende de você. Não espere que nada caia em suas mãos, todos nós estamos destinados ao sucesso, mas para que isso aconteça é necessário correr atrás.
Uma das coisas que mais me cansa é ouvir as pessoas reclamarem da vida, falarem que nada dá certo ou que são infelizes, sem sequer se esforçarem para mudar essa situação. E quando eu falo de esforço, eu falo de sair de casa e de fato fazer as coisas funcionarem, sonhos não batem a sua porta e se materializam a sua frente. Quer um bom emprego? Saia de casa, se matricule em um bom curso, se especialize em algo, leia, saiba expressar suas idéias e corra atrás do seu bom emprego... É fato que muitos procuram aquilo que lhe dê um melhor resultado com o menor esforço, mas sendo bem sincera, isso é muito raro de acontecer. Então ao invés de ficar esperando a sorte chegar, FAÇA a sua sorte!
Não precisamos de muito para sermos bons, tb não precisamos de dinheiro para isso, se vc apenas usar sua inteligência e capacidade irá longe. Se autosubestimar é um erro, e conheço várias pessoas que o cometem. Não seja, ou se faça de vítima, as oportunidades estão em suas mãos, saiba usá-las.

Cíntia Faria